top of page
Âncora 1

BIOGRAFIA

Compositora,  Cantora e Artista Visual

Aryani Marciano é cantora, compositora e instrumentista, embora como encruzilhada, também se apoie nas linguagens das artes visuais e da poesia. Moradora do Morro Doce, periferia de SP, suas temáticas falam sobre questões relativas a mulher preta, mas também suas vivências, inseguranças e amores. Estudante de Artes visuais na USP, fez parte de movimentos negros, OPÁ negra e  Ocupação Preta. Construiu o I Circuito Feminista junto da Coletiva Feminista Maria Sem Vergonha onde atuou como produtora cultural e oficineira.


Já  fez participações em shows com Aláfia e Liniker, Teko Porã, Mil Pássaros Dançando, Xamãs Urbanos e da cantora baiana Luedji Luna. Agora toca na Pariá, uma banda de sons autorais de compositoras pretas lésbicas e bissexuais. Já expôs na Feira Preta 2014 como artista visual, foi selecionada para a Imerssão AfroTranscendence para artistas contemporâneos afrobrasileiros em 2015/16 e em 2018 foi artista selecionada para a residência do Laboratório Zona LAMM para musicistas latinoamericanas.

eu giz pastel001.jpg

A encruzilhada como processo poético

A encruzilhada é um símbolo presente tanto nas culturas bantu, nagô, quanto iorubá e é o lugar da cultura negra afroamericana (Leda Martins, 1996). Sobre essa perspectiva conceitual , Aryani cruza meios plásticos como o desenho, a manipulação digital com o seu percurso de saraus, slams e cultura marginal. Se assomam a busca por referências históricas afrocentradas aos quais o currículo eurocêntrico não abarcam.
Usando da arte também como lugar de fala, Aryani faz uso de canções, autorretratos e poesias como busca e também resposta da sua própria identidade, esta atravessada por intersecções, diversas linguagens, complexidades e referências

ENTRE EM CONTATO

Tel: (11) 990- 006- 1480

bottom of page